Viva São João!

O Dia de São João é uma grande festa que celebra o nascimento de João Batista, profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. A festa é amplamente comemorada no mundo, no dia 24 de junho.
No Santo Daime, a data é também muito importante, pois se trata do dia em que aconteceu a primeira festa de Hinário dentro da doutrina, realizada em 24/06/1935. O trabalho contou com a presença do Mestre Irineu e seus companheiros Damião Marques e Maria Damião, João Pereira, Germano Guilherme, entre outros, que se reuniram para cantar poucos hinos: Lua Branca, Tuperci, Ripi, incluindo dois hinos de Germano Guilherme e dois de João Pereira.
Percília Matos da Silva, contemporânea do Mestre Irineu, contou, em uma entrevista divulgada no site mestreirineu.org, que era preciso ter também uma mesa farta. "Era canjica, era pamonha, pé de moleque, era tanta comida. Passamos a noite. Depois de tudo, fomos cantar novamente, com nove hinos apenas. Foi até o amanhecer do dia, o primeiro hinário cantado. Mas era sentado, não dava pra bailar. Além de ter poucos hinos, era pouca gente também. Foi sentado, cada qual nos seus lugares e assim foi realizado”.
Os símbolos do São João também dizem muito para nós. A fogueira, por exemplo, representa a transformação; a festa, de um modo geral, simboliza a renovação e a abundância, sempre com muita comida. As bandeirolas representam a alegria e a beleza. No intervalo do Hinário, são cantadas as "Diversões do Mestre", que trazem letras de conexão e confraternização.
Viva o São João!
Viva o Mestre Irineu!

Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Rádio Rosa da Vida

 

 

  Mestre Irineu   Mestre Francisco  Mestre Iran