4 passos para aprender tudo que você quiser, segundo um Nobel da Física

A técnica Feynman não é exclusiva apenas para um assunto específico, ela pode ser usada para aprender qualquer coisa. Basta seguir estes passos:

Passo 1: Explique o assunto para uma criança

Pegue um caderno e anote tudo o que você conhece sobre o assunto que deseja aprender.

Agora, finja que você está explicando o assunto não a um adulto inteligente, mas sim à uma criança de 8 anos que tem apenas o vocabulário suficiente e a capacidade de atenção para entender conceitos básicos.

Um melhor resultado é alcançado se você puder escrever o tópico e explicá-lo ao mesmo tempo, assim como um professor na escola em frente a um quadro-negro.

O benefício desta abordagem é que você não pode se esconder atrás de termos técnicos difíceis que, na realidade, nem compreendemos. Isso significa que você se força a entender o assunto a um nível mais profundo e simplifica os pensamentos e as conexões entre idéias. Se você se esforçar, você tem uma compreensão mais clara de onde você tem algumas dúvidas.

Passo 2: Analise suas lacunas de conhecimento

Na etapa 1, você provavelmente encontrou falhas de conhecimento. 

Talvez tenha sido algo que você esqueceu, não foi capaz de explicar ou simplesmente não compreendeu mesmo.

Depois de ter identificado estas lacunas, volte ao material de origem e releia-o até que você possa explicá-lo em termos básicos. Em outras palavras, continue repetindo o passo 1 até que não haja mais lacunas.

Passo 3: Organize e simplifique

Neste ponto, você deve ter explicações completas, simples e claras para o seu novo assunto, os quais até uma criança pode compreender.

Organize suas anotações e reveja-as. Você pode tentar lê-las em voz alta. Se a explicação não for simples ou parecer confusa, é uma boa indicação de que sua compreensão nessa área ainda precisa de algum trabalho.

Passo 4 (opcional): Transmitir

Se você quiser testar se está mesmo dominando o assunto, você pode fazer o passo quatro. Explique o assunto a um amigo ou membro da família. Tente escolher uma pessoa que conheça pouco sobre o assunto. Se houver coisas que eles não entendam ou você não consegue explicar, significa que ainda há lacunas de conhecimento que você deve preencher.

Esta é a técnica de Feynman. Simples e eficaz. É um maravilhoso método de aprendizagem que abre portas para uma maneira diferente de pensar.

Tente isto em casa…e boa sorte!

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/geral-36750825